Bem-vindo ao distrito Cachoeirinha
Este distrito situado na Zona Norte abrange os bairros de:
- Cachoeirinha
- Conjunto Habitacional Vila Nova Cachoeirinha
- Jardim Antártica
- Jardim Ceci
- Jardim Cecy
- Jardim Peri
- Jardim Peri Alto
- Jardim Peri Novo
- Jardim Santa Cruz
- Vila Amália
- Vila Bela Vista
- Vila Continental
- Vila Dionisia
- Vila dos Andrades
- Vila Nova Cachoeirinha
- Vila Pita
- Vila Roque
História: Distrito Cachoeirinha
Claro está que o nome Cachoeirinha reside na existência de uma bela cachoeira que existia na zona norte da cidade, onde muitos banhistas da região iam se refrescar nos dias quentes. A cachoeira era onde está hoje a maternidade do bairro. Suas primeiras menções na história são mais antigas e datam de 1600, quando os bandeirantes ainda percorriam a região em busca de ouro e índios para a escravização. Por muitos anos a região ficou conhecida por Sitio do Cabuçu.
Era um terra fértil entre o Mandaqui e o Sitio da Casa Verde. Nos primeiros anos do século XIX, a Imobiliária Rudge iniciou o loteamento das terras. A história nos diz também que após o desembarque do imigrantes japoneses nas terras brasileiras, um grupo resolveu ficar na capital e parte dele foi para a região da cachoeira.
O primeiro nipônico a pisar naquelas terras foi Gunzaburo Omae, proprietário de uma grande chácara – a família tinha onze filhos. Na região foi montada um venda, que em seguida se transformou numa loja de material para construções, na área que no correr dos anos ficou conhecida como largo do Japonês – famoso até hoje. O resto foi crescimento e busca de progresso e de infra-estrutura.
Por volta de 1940 a região foi totalmente loteada, o que faz nascer ao seu redor um amontoado de novos agrupamentos de gente que, por sua vez, originariam novos bairros, como a vila que recebeu o nome de Cachoeirinha. Em 1964 a Nova Cachoeirinha tornou-se sub-distrito. O crescimento foi rápido e a região se desenvolveu a passos largos.
Fonte: 450 Bairros São Paulo 450 Anos
Editora: Senac São Paulo
Autor: Levino Ponciano