Bem-vindo ao distrito Jaguaré
Este distrito situado na Zona Noroeste abrange os bairros de:
- Cidade Industrial Jaguaré
- Conjunto Butantã
- Favela Vila Nova Jaguaré
- Jaguaré
- Vila Graziela
- Vila Jaguaré
- Vila Lajeado
História: Distrito Jaguaré
Um grande agrupamento de bairros na região oeste, no limite com o município de Osasco, é o Jaguaré. Nascido por volta de 1935, ele foi crescendo e se fortalecendo com as indústrias locais. De um bairro tipicamente operário foi, ao longo dos anos, recebendo as benesses do progresso e do poder de suas fábricas.
Ao contrário de grande número de bairros paulistanos, o Jaguaré apresar de estar longe do centro da cidade, oferece aos seus moradores um boa infra-estrutura. Lá é possível encontrar pronto-socorro gratuito, supermercados e até um grande shopping center.
A outra face da moeda é que ele é um típico “três em um”: grandes favelas, morros e bairro urbanizado tudo isso conjugando os problemas das três realidades.
O bairro era um sítio de 164 alqueires de propriedade da Companhia Suburbana Paulista, que foi comprado pela empresa de Henrique Dummont Vilares – sobrinho de Santos Dumont. Henrique Vilares idealizou o bairro com um clara distinção entre as residências e as fábricas.
O início foi em 1935 e, em 1943, já tinha vida própria. A região tinha muitos sítios e grandes fazendas que, ao longo dos anos, foram retalhadas ao sabor dos interesses especulativos.
E assim bairros nasceram e, a partir da segunda década do século XX, foram incorporados ao distrito, como a Vila Lajeado.
O nome do bairros nasceu de um ribeirão que corria pela região, e significa em tupi-guaraini “lugar onde existem onças”.
Hoje o crescimento não parou: com a vinda do shopping vieram novamente os grandes empreendimentos imobiliários, e o Jaguaré ainda tem fôlego para crescer. Tanto é que nas décadas seguintes a 1960 nasceram os bairros de Vila Jaguaré e o Centro Industrial Jaguaré.
Fonte: 450 Bairros São Paulo 450 Anos
Editora: Senac São Paulo
Autor: Levino Ponciano