Bem-vindo ao distrito Mandaqui
Este distrito situado na Zona Norte abrange os bairros de:
- Chácara do Encosto
- Conjunto dos Bancários
- Conjunto Residencial Santa Terezinha
- Conjunto Residencial Santo Antônio
- Jardim Carlu
- Jardim Emília
- Jardim Itatinga
- Jardim Malba
- Jardim Maninos
- Jardim Maria Antônia
- Jardim Ormendina
- Jardim Paraíso
- Jardim Pícolo
- Jardim Santa Inês
- Jardim Vieira de Carvalho
- Jardim Virginia
- Lauzane Paulista
- Mandaqui
- Parque Mandaqui
- Pedra Branca
- Santa Inês
- Vila Amélia
- Vila Aurora
- Vila Basiléia
- Vila Eliete
- Vila Guaca
- Vila Pedra Branca
- Vila Romero
- Vila Santo Antônio
- Vila Santos
- Vila Vitório Mazzei
Historia: Distrito Mandaqui
O Mandaqui, um dos bairros mais queridos da zona norte, nasceu das imensas fazendas que existiam na região no século XVII e que no correr dos anos foram sendo retalhadas e mais e mais retalhadas até se tornarem chácaras já habitadas por portugueses nos séculos XVIII e XIX.
A partir daí e da implantação da Estrada de Ferro Cantareira, que ligou os bairros da região ao centro da cidade, o Mandaqui se desenvolveu, assim como toda a área.
Também não é para menos; o bairro é cercado de área verde que vai do Horto Florestal a Cantareira, e recebe visitantes de diversos bairros da capital. Claro, ele também tem suas feridas – pequenas favelas que nascem escondidas e aos poucos ficam às claras.
A palavra mandaqui vem do tupi e significa “rio de bagres” ou “rio de mandis”. Os indígenas que habitavam as imediações chamavam a regiao de “Mandihi”, área pertecente no século XVI ao bandeirante Amador Bueno, que nela cultivava imensos trigais, que ficaram famosos por sua qualidade.
As historias também cercam a razão do nome: reza a lenda que no inicio do século XX um português, que gostava de entornar uns copos de vinho a mais, saía a gritar pelas ruas do nascente bairro: “Quem manda aqui é o filho do meu pai, quem manda aqui sou seu”.
Ninguém levava o luso a sério, mas o nome de brincadeira “mandaqui” foi ficando e acabou no gosto popular. E assim mais um pequeno bairro foi denominado com a palavra indígena: o Parque Mandaqui.
Fonte: 450 Bairros São Paulo 450 Anos
Editora: Senac São Paulo
Autor: Levino Ponciano