Bem-vindo ao distrito Pirituba
Este distrito situado na Zona Noroeste abrange os bairros de:
- Chácara Inglesa
- Conjunto Residencial Vista Verde
- Jardim Cidade Pirituba
- Jardim dos Pinheiros
- Jardim Felicidade
- Jardim Íris
- Jardim Líbano
- Jardim Maggi
- Jardim Paqueta
- Jardim Santa Mônica
- Jardim São José
- Jardim Sidnei
- Jardim Sydney
- Jardim Vitória
- Piqueri
- Pirituba
- Recanto Anastácio
- Recanto Monte Alegre
- Vila Barreto
- Vila Boaçava
- Vila Bonilha
- Vila Bonilha Nova
- Vila Catupia
- Vila Clarice
- Vila Comercial
- Vila das Palmeiras
- Vila Duarte
- Vila Itapeva
- Vila Maria Trindade
- Vila Mirante
- Vila Nossa Senhora Aparecida
- Vila Nossa Senhora do Retiro
- Vila Pereira Barreto
- Vila Pereira Cerca
- Vila Pirituba
- Vila Portugal
- Vila Regina
- Vila Renato
- Vila São José
- Vila Ursulina
- Vila Zat
História: Distrito Pirituba
Pirituba nasceu do desmembramento da grande Fazenda do Anastácio. Seu nome vem do tupi-guarani e significa “vegetação de brejo”. No local havia uma grande lagoa que levava esse nome. As primeiras referências a Pirituba datam do século XVII, quando se registrou a compra de um sítio nas imediações da Freguesia do Ó. Essas terras também passaram pelas finas mãos da famosa marquesa de Santos, a preferida do imperador dom Pedro I.`
Em 1885, chegaram à região os trilhos da ferrovia que ligava o interior do estado à capital, levando imigrantes e trazendo café. Claro onde havia uma estação de trem havia uma vila. O crescimento foi inevitável.
A partir de 1940, muitas vilas foram surgindo desordenadamente pela região. E assim nasceram o Jardim Regina, o Jardim Líbano e o Jardim Santo Mônica.
A Companhia City, responsável pelo nascimento de mais de uma dezena de bairros de primeira classe, como o pioneiro Jardim América, comprou a área e a loteou nos anos 1910. Com o loteamento vieram mais moradores e indústrias. O progresso rápido e desenfreado impediu a urbanização ordenada que vinha acontecendo na região e foi se perdendo o controle do crescimento.
A área pertencia à Freguesia do Ó foi oficializada distrito de paz em 1935, e em 1038 passou a subdistrito. Com a decadência do café o bairro estagnou. Por volta de 1950 o local não tinha água nem luz elétrica. Foi somente na década de 1960 que o progresso resolveu voltar a região. Apesar da distancia do centro, Pirituba é hoje um bairro de classe média.
Fonte: 450 Bairros São Paulo 450 Anos
Editora: Senac São Paulo
Autor: Levino Ponciano