São Paulo Brasil

Saúde

Bem-vindo ao distrito Saúde

Este distrito situado na Zona Sudoeste abrange os bairros de:




História: Distrito Saúde

O Bosque da Saúde, ou simplesmente Saúde ou Jardim da Saúde, era, nos primeiros tempos de São Paulo, apenas parte de um caminho onde os tropeiros faziam a parada. Já no século XVIII existia na prefeitura um local chamado Cruz das Almas – por haver uma cruz onde se acendiam velas e eram colocadas imagens de santos em homenagem aos mortos. Conta-se que no local dois irmãos tropeiros foram assassinados por ladrões.

Em 1910 em Cruz das Almas foi erguida a Capela de Santa Cruz ( ente as ruas Santa Cruz e Domingos de Morais). Sete anos mais tarde a capela foi elevada à condição de paróquia sob a invocação de Nossa Senhora da Saúde. Em 1928 Iniciou-se a construção de uma grande igreja.

O povoamento como sempre, foi acontecendo ao redor da igreja. Como de outras vezes, a denominação veio do nome da santa e foi se simplificando. E o que era Nossa Senhora da Saúde virou apenas Saúde. Em 1925 foi criado o distrito da Saúde.

No inicio do século XIX, a prefeitura reservou uma grande área denominada Bosque da Saúde Tal bosque passou a ser freqüentado pelos paulistanos nos fins de semana para piqueniques. No seu interior havia bancos de jardim, bares e até um parque de diversões para as crianças.

Em 1930 o bosque foi dividido; dez anos mais tarde a Companhia City (responsável pela urbanização e loteamento dos bairros mais caros de São Paulo, entre eles o Jardim América) loteou e arruou um área vizinha, que foi chamada Jardim da Saúde. Em 1947, a prefeitura deu os primeiros nomes às ruas do bairro. Nascia também por essas décadas a Vila do Bosque.

O crescimento e o desenvolvimento da Saúde aconteceram então, e a partir dos primeiros anos da década de 1970 o progresso se instalou trazendo grandes edifícios e um comercio pujante ao bairro.

Fonte: 450 Bairros São Paulo 450 Anos
Editora: Senac São Paulo
Autor: Levino Ponciano

Sair da versão mobile